Artigo publicado na revista Texto&Contexto Enfermagem, em 2023.

 

A pesquisa foi extraída do PIBIC/CNPq da Jannaina Campos Beviláqua proveniente do banco de dados da Dissertação da egressa Me. Laena Costa dos Reis e orientação do docente permanente Dr. Diego Pereira Rodrigues e coautores a mestranda Brenda Caroline Martins da Silva, a docente permanente Profa. Dra. Andressa Tavares Parente, e participantes externos Valdecyr Herdy Alves, Bianca Dargam Gomes Vieira, Lucia Helena Garcia Penna.

 

O artigo intitulado "Motivações de mulheres amazônidas para tomada de decisão do parto planejado" teve como objetivo principal compreender os significados das mulheres amazônidas quanto às suas bases motivadoras para tomada de decisão do parto domiciliar planejado, por meio de uma pesquisa de natureza qualitativa, teve como ferramenta de coleta de dados a entrevista

semiestruturada, com 20 mulheres amazônidas que tiveram partos em casa, entre os meses de novembro de 2021 a março de 2022, por intermédio do recrutamento Snowball Sampling.

 

Após a coleta de dados, as entrevistas seguiram os critérios de análise de conteúdo. Com isso, observou-se que a informação qualificada, rede e grupo de apoio produzem motivação e sentimento para o parto domiciliar, que contribuem para romper com o modelo hegemônico na obstetrícia, e, assim, recusar intervenções desnecessárias, resultantes do saber médico instituído que, culmina, muitas vezes, na violência obstétrica. A segurança, também, constituiu um fator central para vivenciar o parto no domicílio, como sentimentos de liberdade, coragem e empoderamento sobre suas escolhas e vontades.

 

Há convergência com as demandas atuais sobre o cuidado positivo perante o respeito da tomada de decisão feminina que, por meio do apoio e informação, constituem aspectos centrais para garantir uma assistência conforme as expectativas das mulheres amazônidas, a fim de romper com o modelo hegemônico na assistência obstétrica, visto que o parto em casa garante de forma efetiva a sua vontade, que deve ser ouvida e respeitada.