Artigo publicado na revista internacional BCM Infectious Diseases, em 2023.

 

A pesquisa está vinculada com os projetos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, e tem como autores os egressos Me. Ellen Cristina Correa Pinho, Me. José Jorge da Silva Galvão, os docente permanente Dra. Aline Maria Pereira Cruz Ramos, Dr. Carlos Leonardo Figueiredo Cunha, Dr. Eliã Pinheiro Botelho, Dra. Glenda Roberta Oliveira Naif Ferreira, docente colaboradora Dra. Cintia Yolette Urbano Pauxis Aben‑Athar e participante externo Richardson Augusto Rosendo da Silva.

 

O artigo intitulado "Social and individual vulnerability factors associated with syphilis among populations living on islands in the Brazilian Amazon" teve como objetivo principal estimar a prevalência de anticorpos contra Treponema pallidum e fatores de vulnerabilidade associados entre populações ribeirinhas de uma capital da Amazônia brasileira, por meio de um estudo transversal realizado entre moradores das ilhas periurbanas de Belém, norte do Brasil, no período de agosto de 2020 a janeiro de 2021. Os participantes responderam ao questionário e foram testados para sífilis por meio de teste rápido. Os dados foram analisados ​​por meio de regressão logística múltipla pelo software Minitab versão 20®.

 

As repercussões da epidemia de sífilis diferem de acordo com as populações. Identificar e reconhecer as diferenças e especificidades das populações é fundamental na concepção e implementação de políticas destinadas a assistir os grupos mais vulneráveis ​​à sífilis.

 

A sífilis circula entre as populações tradicionais da Amazônia e está associada a fatores de vulnerabilidade social e individual.

Estaremos em recesso a partir do dia 23/12/2023 e retornaremos com as atividades no dia 08/01/2024.

O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Pará deseja a todos Boas Festas.

Artigo publicado na revista internacional BCM Pregnancy and Childbirth, em 2023.

 

A pesquisa foi extraída do PIBIC/CNPq da Jannaina Campos Beviláqua e orientação do docente permanente Prof. Dr. Diego Pereira Rodrigues, e coautores a mestranda Maura Eduarda Sousa Fernandes, a egressa Me. Laena Costa dos Reis, docentes permanentes Dr. Sílvio Éder Dias da Silva, Dra. Andressa Tavares Parente, Dra. Fabianne de Jesus Dias Sousa, e participantes externos Valdecyr Herdy Alves, Lucia Helena Garcia Penna, Bianca Dargam Gomes Vieira, Audrey Vidal Pereira.

 

O artigo intitulado "Health professionals' perceptions of planned home birth care within the Brazilian health system" teve como objetivo principal compreender a percepção de enfermeiras obstétricas sobre a assistência ao parto domiciliar planejado no âmbito do modelo obstétrico brasileiro por meio de um estudo qualitativo, com recrutamento Snowball Sampling, totalizando 20 enfermeiras obstétricas por meio de entrevistas semiestruturadas entre setembro de 2022 e janeiro de 2023, de forma remota, utilizando o aplicativo Google Meet e o recurso de gravação.

 

O Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas, no seu parecer do Comité de Prática de Obstetrícia, salienta que o parto domiciliário planeado é um direito da mulher e da família de experimentar, mas também de escolher e ser informado sobre o local de nascimento do seu bebê.

 

A assistência obstétrica no domicílio surgiu como contraponto à assistência hospitalar e ao modelo biomédico, proporcionando um cuidado no domicílio baseado em evidências científicas e na humanização, trazendo a informação qualificada como facilitadora do acesso e os custos financeiros como obstáculo para o parto domiciliar efetivo. Por isso compreensão dessa assistência mostra a necessidade de avanços como política pública e de estratégias que garantam qualidade e regulação.

Artigo publicado na revista Texto&Contexto Enfermagem, em 2023.

 

A pesquisa foi extraída do PIBIC/CNPq da Jannaina Campos Beviláqua proveniente do banco de dados da Dissertação da egressa Me. Laena Costa dos Reis e orientação do docente permanente Dr. Diego Pereira Rodrigues e coautores a mestranda Brenda Caroline Martins da Silva, a docente permanente Profa. Dra. Andressa Tavares Parente, e participantes externos Valdecyr Herdy Alves, Bianca Dargam Gomes Vieira, Lucia Helena Garcia Penna.

 

O artigo intitulado "Motivações de mulheres amazônidas para tomada de decisão do parto planejado" teve como objetivo principal compreender os significados das mulheres amazônidas quanto às suas bases motivadoras para tomada de decisão do parto domiciliar planejado, por meio de uma pesquisa de natureza qualitativa, teve como ferramenta de coleta de dados a entrevista

semiestruturada, com 20 mulheres amazônidas que tiveram partos em casa, entre os meses de novembro de 2021 a março de 2022, por intermédio do recrutamento Snowball Sampling.

 

Após a coleta de dados, as entrevistas seguiram os critérios de análise de conteúdo. Com isso, observou-se que a informação qualificada, rede e grupo de apoio produzem motivação e sentimento para o parto domiciliar, que contribuem para romper com o modelo hegemônico na obstetrícia, e, assim, recusar intervenções desnecessárias, resultantes do saber médico instituído que, culmina, muitas vezes, na violência obstétrica. A segurança, também, constituiu um fator central para vivenciar o parto no domicílio, como sentimentos de liberdade, coragem e empoderamento sobre suas escolhas e vontades.

 

Há convergência com as demandas atuais sobre o cuidado positivo perante o respeito da tomada de decisão feminina que, por meio do apoio e informação, constituem aspectos centrais para garantir uma assistência conforme as expectativas das mulheres amazônidas, a fim de romper com o modelo hegemônico na assistência obstétrica, visto que o parto em casa garante de forma efetiva a sua vontade, que deve ser ouvida e respeitada.

PPGENF-UFPA divulga:

 

Artigo publicado na revista internacional BMC Nursing, em 2023.

 

A pesquisa está vinculada com os projetos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, e tem como autores a egressa Me. Melyane de Assunção Gaia, docentes permanentes Dr. Eliã Pinheiro Botelho, Dra. Glenda Roberta Oliveira Naif Ferreira, Dra. , Andressa Tavares Parente, Dra. Fabianne de Jesus Dias de Sousa, Dra. Aline Maria Pereira Cruz Ramos, docente colaboradora Dra. Cintia Yolette Urbano Pauxis Aben‑Athar e participantes externos Marielna Silva dos Santos, , Natalia Maria Vieira Pereira‑Caldeira, Richardson Augusto Rosendo da Silva.

 

O artigo intitulado "LEARNHIV: development and validation of a mobile application for primary health care nurses focused on HIV care/prevention" teve como objetivo principal desenvolver e validar um roteiro de conteúdo para um aplicativo móvel para enfermeiros da APS contendo informações sobre o manejo/cuidado de PVHIV na APS. Trata-se de um estudo metodológico desenvolvido em três fases: estudo exploratório, processo de elaboração do conteúdo e validação pelos 16 juízes.

 

A infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) é um relevante problema de saúde pública em todo o mundo. A partir da mudança na assistência à saúde das pessoas que vivem com HIV (PVHIV) na Atenção Primária à Saúde (APS), o enfermeiro ganhou autonomia no seu fluxo de trabalho, o que exige um arsenal tecnológico significativo para o planejamento, organização e funcionamento dos serviços. 

 

Acredita-se que o desenvolvimento de uma aplicação móvel para o cuidado/prevenção do VIH contribuirá para o fortalecimento dos cuidados, resultando numa maior autonomia e empoderamento dos enfermeiros nos Cuidados de Saúde Primários.

 

A construção do protótipo de um aplicativo denominado LearnHIV, é considerado um instrumento válido em termos de conteúdo e aparência, segundo os juízes.

PPGENF-UFPA parabeniza a aprovação da egressa Thaysa Mirela Oliveira Amaral, Turma 2020/1, orientanda da Profa. Dra. Jouhanna do Carmo Menegaz, no doutorado em Enfermagem do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina e deseja sucesso na caminhada acadêmica.

PPGENF-UFPA destaca o recebimento da Menção honrosa do egresso Cleyton Abreu Martins, Turma 2021/1, orientando do Prof. Dr. Eliã Pinheiro Botelho, pela Câmara Municipal de Conceição do Araguaia (PA) por ser o primeiro enfermeiro mestre em enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Pará e deseja sucesso na caminhada profissional.

PPGENF-UFPA divulga:

 

Na tarde do dia 24 de novembro, a turma de 2023 do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) esteve em treinamento no Auditório da Biblioteca Central com a bibliotecária especialista em treinamento CAPES, Francisca Varanda.

 

Agradecemos a disponibilidade e parceria da Biblioteca Central da UFPA na atividade realizada.

Artigo publicado na revista Cogitare Enfermagem, em 2023.

 

A pesquisa está vinculada com os projetos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, e tem como autores a egressa Me. Thais de Fátima Aleixo, a docente permanente Dra. Jouhanna do Carmo Menegaz e participante externa Caroline Teodoro.

 

O artigo intitulado "Tabela de procedimentos de Enfermagem: Análise do escopo e respaldo em resoluções do Conselho Federal" teve como objetivo principal analisar o alcance e sustentação da tabela de procedimentos de Enfermagem com base nas resoluções do Conselho Federal de Enfermagem de 2005 a 2021 por meio de um estudo documental quantitativo. A análise, realizada em três etapas de triagem, abrangeu as resoluções entre nº 301/2005 e 673/2021 relativas à tabela de procedimentos de honorários mínimos para enfermagem.

 

Em comparação, a resolução nº 673/2021 amplia o quadro de procedimentos de enfermagem da Resolução nº 301/2005 em quatro áreas de atuação e acrescenta 34 procedimentos, totalizando 174 procedimentos de enfermagem, amparados por 48 resoluções vigentes.

 

A expansão dos procedimentos de enfermagem, amparada em fundamentos legais, reforça o lado empreendedor dos enfermeiros. Esse aspecto, quando apontado, pode instigar a reflexão e reconhecimento por parte da categoria para ampliar suas atividades.

Artigo publicado na revista de Enfermagem Escola Anna Nery, em 2023.

 

A pesquisa foi extraída do Trabalho de Conclusão da Residência da mestranda Malena da Silva Almeida e orientação do docente permanente Prof. Dr. Diego Pereira Rodrigues e coautores as egressas Me. Laena da Costa Reis, Me. Clemilda Alves da Silva, os docentes permanentes Profa. Dra. Andressa Tavares Parente, Prof. Dr. Sílvio Éder Dias da Silva e participante externo Valdecyr Herdy Alves.

 

O artigo intitulado "A identidade da enfermagem obstétrica no centro de parto normal" teve como objetivo principal compreender a identidade da enfermagem obstétrica no campo de sua atuação no Centro de Parto Normal, por meio de um estudo descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas, entre março e agosto de 2022, com 09 enfermeira obstetras do Centro de Parto Normal Haydeê Pereira Sena, da região metropolitana do Pará. Usaram-se análise de conteúdo e discussão com base na identidade de Claude Dubar.

 

Emergiram duas categorias: A identidade profissional: uma questão de construção social, que retrata o âmbito social da construção da identidade pelas experiências como estudante e como enfermeira e suas relações no processo de trabalho; e A identidade da enfermagem obstétrica no campo de sua atuação no Centro de Parto Normal, favorecendo a humanização, as evidências científicas para a autonomia da mulher, que somente é propiciada pela política estruturante do Centro de Parto, e os enfrentamentos com outras classes profissionais, para garantir e legitimar a atuação da enfermeira obstetra.

 

A compreensão da identidade profissional das enfermeiras no Centro de Parto Normal é o ponto central para garantir a sua valorização e sua atuação com respeito, legitimando seu direito, pois, com a identidade alicerçada, garantem-se maior qualidade e mudanças no modelo hegemônico obstétrico.