PPGENF-UFPA divulga:

 

Artigo publicado na revista internacional BMC Nursing, em 2023.

 

A pesquisa está vinculada com os projetos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, e tem como autores a egressa Me. Melyane de Assunção Gaia, docentes permanentes Dr. Eliã Pinheiro Botelho, Dra. Glenda Roberta Oliveira Naif Ferreira, Dra. , Andressa Tavares Parente, Dra. Fabianne de Jesus Dias de Sousa, Dra. Aline Maria Pereira Cruz Ramos, docente colaboradora Dra. Cintia Yolette Urbano Pauxis Aben‑Athar e participantes externos Marielna Silva dos Santos, , Natalia Maria Vieira Pereira‑Caldeira, Richardson Augusto Rosendo da Silva.

 

O artigo intitulado "LEARNHIV: development and validation of a mobile application for primary health care nurses focused on HIV care/prevention" teve como objetivo principal desenvolver e validar um roteiro de conteúdo para um aplicativo móvel para enfermeiros da APS contendo informações sobre o manejo/cuidado de PVHIV na APS. Trata-se de um estudo metodológico desenvolvido em três fases: estudo exploratório, processo de elaboração do conteúdo e validação pelos 16 juízes.

 

A infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) é um relevante problema de saúde pública em todo o mundo. A partir da mudança na assistência à saúde das pessoas que vivem com HIV (PVHIV) na Atenção Primária à Saúde (APS), o enfermeiro ganhou autonomia no seu fluxo de trabalho, o que exige um arsenal tecnológico significativo para o planejamento, organização e funcionamento dos serviços. 

 

Acredita-se que o desenvolvimento de uma aplicação móvel para o cuidado/prevenção do VIH contribuirá para o fortalecimento dos cuidados, resultando numa maior autonomia e empoderamento dos enfermeiros nos Cuidados de Saúde Primários.

 

A construção do protótipo de um aplicativo denominado LearnHIV, é considerado um instrumento válido em termos de conteúdo e aparência, segundo os juízes.