Área de Concentração: Enfermagem no Contexto Amazônico.

A Área de Concentração do Programa é denominada Enfermagem no Contexto Amazônico e visa desenvolver ações que contribuam para a satisfação das necessidades de saúde da população com ênfase na população amazônida, portanto, interessam as Políticas Públicas, particularmente àquelas que dão à saúde características de um bem coletivo.

Linha de Pesquisa: Políticas de Saúde no Cuidado de Enfermagem Amazônico.

Visa investir em estudos referentes às políticas públicas de saúde e aos cuidados de enfermagem ao ser humano nas diversas fases da vida no contexto amazônico.

Linha de Pesquisa: Educação, Formação e Gestão para a Práxis do Cuidado em Saúde e Enfermagem no Contexto Amazônico.

Visa contribuir na melhoria da qualidade do ensino e da gestão do cuidado de enfermagem em articulação com a realidade socioeconômico cultural a partir de ações efetivas com proposições de novas tecnologias cuidativo-educativas na formação de recursos humanos e de gestão em saúde e enfermagem no contexto amazônico.

Atualmente essas duas linhas de pesquisa sustentam a base teórica, filosófica e política dos dois Grupos de Pesquisa respectivamente: Estudos de políticas em saúde no cuidado de enfermagem amazônico (EPOTENA) e Grupo de estudos em educação, formação e gestão para a práxis do cuidado de enfermagem (EDUGESPEN).