Artigo publicado na revista de Enfermagem Escola Anna Nery, em 2023.

 

A pesquisa foi extraída do Trabalho de Conclusão da Residência da mestranda Malena da Silva Almeida e orientação do docente permanente Prof. Dr. Diego Pereira Rodrigues e coautores as egressas Me. Laena da Costa Reis, Me. Clemilda Alves da Silva, os docentes permanentes Profa. Dra. Andressa Tavares Parente, Prof. Dr. Sílvio Éder Dias da Silva e participante externo Valdecyr Herdy Alves.

 

O artigo intitulado "A identidade da enfermagem obstétrica no centro de parto normal" teve como objetivo principal compreender a identidade da enfermagem obstétrica no campo de sua atuação no Centro de Parto Normal, por meio de um estudo descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas, entre março e agosto de 2022, com 09 enfermeira obstetras do Centro de Parto Normal Haydeê Pereira Sena, da região metropolitana do Pará. Usaram-se análise de conteúdo e discussão com base na identidade de Claude Dubar.

 

Emergiram duas categorias: A identidade profissional: uma questão de construção social, que retrata o âmbito social da construção da identidade pelas experiências como estudante e como enfermeira e suas relações no processo de trabalho; e A identidade da enfermagem obstétrica no campo de sua atuação no Centro de Parto Normal, favorecendo a humanização, as evidências científicas para a autonomia da mulher, que somente é propiciada pela política estruturante do Centro de Parto, e os enfrentamentos com outras classes profissionais, para garantir e legitimar a atuação da enfermeira obstetra.

 

A compreensão da identidade profissional das enfermeiras no Centro de Parto Normal é o ponto central para garantir a sua valorização e sua atuação com respeito, legitimando seu direito, pois, com a identidade alicerçada, garantem-se maior qualidade e mudanças no modelo hegemônico obstétrico.