Artigo publicado na revista internacional Geriatrics, em 2023. 

 

A pesquisa está vinculada com os projetos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, e tem como autores o egresso do PPGENF Me. Tiago de Nazaré das Chagas e Chagas (UFPA), os docentes permanentes Dra. Glenda Roberta Oliveira Naiff Ferreira (UFPA), Dra. Marília de Fátima Vieira de Oliveira (UFPA), Dr. Eliã Pinheiro Botelho (UFPA), Dra. Sandra Helena Isse Polaro (UFPA) e a docente externa Lúcia Hisako Takase Gonçalves (UFPA) 

 

O artigo intitulado "Fall-Related Hospitalizations in Elderly People: Temporal Trend and Spatial Distribution in Brazil" teve como objetivo principal identificar a variação temporal e a estrutura de dependência espacial da taxa de internação por quedas em idosos residentes no Brasil no período de 2010 a 2021 com a utilização de dados secundários do Ministério da Saúde do Brasil sobre a ocorrência de quedas internação de pessoas com 60 anos ou mais e foi realizada uma análise de séries temporais, empregando o modelo joinpoint. 

 

Para a análise espacial foi empregada a técnica de autocorrelação de Moran. No Brasil, entre 2010 e 2021, foram registradas 1.270.341 internações por quedas em idosos do Sistema de Internação Brasileiro. Entre 2010 e 2019 foi possível observar uma tendência ascendente contínua para todas as faixas etárias, femininas e masculinas, e todas as regiões brasileiras, porém entre 2019 a 2021. As regiões Norte e Nordeste tiveram tendências de crescimento mais rápidas entre todas as regiões brasileiras, e também houve uma tendência de alta mais rápida entre as mulheres em relação aos homens. 

 

Por fim, os resultados deste estudo fornecem subsídios para as autoridades de saúde brasileiras implementarem políticas públicas mais eficientes para melhorar a qualidade de vida dos idosos.