MESTRADO

Disciplinas Obrigatórias

  • EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO PROFISSIONAL E DOCENTE EM SAÚDE E ENFERMAGEM.  (03 créditos, 45 horas)

Ementa: Reflexão crítica sobre as perspectivas teóricas, políticas e legais da formação profissional e docente.

Conteúdos abordados:

Tema 1 – Teorias da educação: implicações a formação, á constituição do professor e as práticas educativas em saúde. 

Tema 2 – Teorias de aprendizagem. 

Tema 3: Legislação Educacional da formação em saúde e Enfermagem.

Tema 4 – Formação de nível médio em Enfermagem.

Tema 5: Formação de enfermeiros no Brasil: aspectos históricos e de contexto. 

Tema 6: Formação lato sensu: especialização e residência.

Tema 7: Formação de mestres e doutores em enfermagem: panorama brasileiro.

Tema 8: Formação docente: da trajetória a competência.

Tema 9: Gestão do ensino de Enfermagem. 

Tema 10: Educação Permanente em Saúde e Enfermagem.

 

  • POLÍTICAS DE SAÚDE E O CUIDADO EM ENFERMAGEM (03 créditos, 45 horas)

 Ementa: Políticas Públicas de Saúde. História das Políticas de Saúde no Brasil com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS). Determinação histórico-social do processo saúde-doença. Modelos de Atenção à Saúde do Brasil. Cuidados de enfermagem e políticas de saúde no contexto amazônico. Organização e Promoção dos cuidados de enfermagem no nível individual e coletivo da realidade amazônica. 

Conteúdos abordados

Tema 1: Política de Saúde: uma política social 

Tema 2: Histórico das políticas públicas de Saúde no Brasil e o protagonismo da Enfermagem

Tema 3: Políticas de Saúde e os seus reflexos na Enfermagem

Tema 4: Redes de Atenção à Saúde e o Cuidado de Enfermagem

Tema 5: Tópicos Especiais sobre Políticas de Saúde e Enfermagem no Contexto Amazônico

 

  • METODOLOGIA DA PESQUISA

Ementa: CEvolução do pensamento científico. As linhas epistemológicas e as escolas de pensamento. Aspectos éticos da pesquisa que envolve seres humanos.  Os diferentes caminhos teórico-metodológicos no processo de pesquisa. 

Conteúdos abordados:

Tema 1: O pensamento científico. O conceito de epistemologia. As linhas epistemológicas e as escolas de pensamento.

Tema 2: A construção do conhecimento em saúde e enfermagem. O que é conhecimento. O processo lógico do conhecimento científico. 

Tema 3: Definições dos enfoques quantitativo e qualitativo, suas semelhanças e diferenças.

Tema 4: Processo de elaboração da pesquisa científica:

- Objeto do estudo, definição da questão de pesquisa, objetivos, hipóteses, pressuposições;

- Revisão de literatura: tipologia e procedimentos.

- Quadro de referência teórico/conceitual.

- Métodos, técnicas, procedimentos de pesquisa.

- População do estudo, amostra, processo amostral.

- Procedimentos de obtenção de dados.

- Procedimento de análise dos dados e interpretação dos resultados.

- Relatório de pesquisa.

 

Disciplinas Eletivas

  • ESTÁGIO DE DOCÊNCIA (02 créditos, 30 horas)

Ementa: Nessa disciplina o estudante terá o seu contato com o ensino, podendo esse se dar tanto na graduação, pós-graduação e ensino médio. Aqui ele poderá empregar metodologias discutidas na disciplina Formação Didático-Pedagógica em Saúde e participar desde do planejamento da disciplina com o professor responsável por ela até nas avaliações dos alunos. 

Pré-requisito: Ter cursado a disciplina Formação Didático-Pedagógica em Saúde.

 

  • SEMINÁRIO I – PRÉ-QUALIFICAÇÃO (03 créditos, 45 horas)

Ementa: Esta disciplina objetiva o acompanhamento, pela comunidade acadêmica da faculdade de Enfermagem/UFPA, do desenvolvimento e andamento dos projetos de pesquisas dos alunos de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem/UFPA.   A cada semana um mestrando ficará responsável por apresentar seu projeto e os resultados obtidos para toda a comunidade acadêmica da Faculdade de Enfermagem, permitindo dessa forma avaliações e críticas construtivas ao projeto por outros pesquisadores e alunos e, dessa forma, garantindo uma melhor qualidade ao trabalho apresentado. 

Pré-requisito: Ter cursado a disciplinas Metodologias de Pesquisas e ter o pré-projeto escrito.   

 

  • SEMINÁRIO II – PRÉ-SUSTENTAÇÃO (02 créditos, 30 horas)

Ementa: Esta disciplina objetiva o acompanhamento, pela comunidade acadêmica da faculdade de Enfermagem/UFPA e do PPGENF, do desenvolvimento da dissertação dos alunos de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem/UFPA.  Aqui o aluno deverá apresentar a prévia da dissertação, no mínimo dois meses antecedendo a sustentação, de forma pública. Visa-se com isso avaliações construtivas ao trabalho por outros pesquisadores e alunos e, dessa forma, garantir uma melhor qualidade ao trabalho apresentado e uma publicação mais rápida de seu artigo. 

Pré-requisitos: Ter cursado a disciplina Seminário I, ter feito a qualificação do projeto de dissertação e ter resultados prévios.

 

  • ESTUDO INDEPENDENTE (02 créditos, 30 horas)

Ementa: Aprofundamento de tema relacionado ao projeto individual do aluno e de interesse para o cuidado, a educação ou a gestão em saúde e enfermagem, aderente à Linhas de Pesquisa do Programa.

 

  • ABORDAGEM QUALITATIVA EM SAÚDE E ENFERMAGEM (02 créditos, 30 horas)

Ementa: Projetos de investigação qualitativa: bases, tendências e perspectivas metodológicas. Estudo teórico-metodológico para o desenvolvimento do projeto de dissertação. Estratégias de coleta e análise de dados.

Tema 1:   Pressupostos teóricos e filosóficos e características da pesquisa qualitativa

Tema 2:  Estrutura Metodológica da Pesquisa Qualitativa

Tema 3:  Análise de dados em pesquisa qualitativa

Tema 4: A ética e o rigor nas pesquisas qualitativas.

 

  • ABORDAGEM QUANTITATIVA EM SAÚDE E ENFERMAGEM (02 créditos, 30 horas)

Ementa: Projetos de investigação quantitativa: bases, tendências e perspectivas metodológicas. Estudo teórico-metodológico para o desenvolvimento do projeto de dissertação. Estratégia de coleta e análise de dados.

Conteúdos abordados:

Tema 1: Racionalismo e Empirismo

Tema 2:  Concepção Atual do Método

TEma 3:  Tipos de estudos; população e amostragem; instrumentos de coleta de dados; métodos analíticos.

 

  • ASPECTOS HISTÓRICOS DO PROCESSO DE CUIDAR EM ENFERMAGEM (02 créditos, 30 horas)

Ementa: Processo histórico do cuidar. Marco filosófico e conceitual. Modelos e teorias em enfermagem. Evolução histórica do Processo de Enfermagem e a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) no contexto amazônico.

Conteúdos abordados:

Tema 1: Processo histórico e o marco filosófico da ciência do cuidar em enfermagem

Tema 2: Desenvolvimento teórico e as proposições para o cuidado de enfermagem

Tema 3: Processo de Enfermagem e a Sistematização da Assistência de Enfermagem

Tema 4: Aplicação das teorias na prática de enfermagem

 

  • EPIDEMIOLOGIA E BIOESTATÍSTICA APLICADA À ENFERMAGEM (02 créditos, 30 horas);

Ementa: Medidas de Frequência de Doença; Indicadores de Saúde;  Distribuição das Doenças no Espaço e no Tempo; Transição epidemiológica e demográfica. Contexto epidemiológico das populações da Amazônia e os determinantes sociais de saúde. Delineamento de estudos epidemiológicos. Tipos de desenho de estudo epidemiológico. Análise e interpretação dos dados epidemiológicos. Técnicas de estatística para análise exploratória de dados. Medidas de associação em epidemiologia. 

Conteúdos abordados:

Tema 1: O contexto epidemiológico atual e os determinantes de saúde

Tema 2: Delineamento de estudos epidemiológicos voltados aos diagnósticos situacionais e resolução de problemas.

Tema 3: Análise exploratória de dados

Tema 4: Medidas de associação em epidemiologia

Tema 5:  Construção e utilização de bancos de dados.

 

  • TÓPICOS AVANÇADOS EM EDUCAÇÃO EM SAÚDE (02 créditos; 30 horas)

Ementa:Aprofundamento de estudos atuais e inovadores no campo da educação em saúde e educação na saúde, sob a perspectiva da enfermagem. Busca de compreensão sobre o ser saudável e adoecimento, das abordagens terapêuticas e da educação em saúde no contexto amazônico.

Conteúdos abordados:

Tema 1: Educação em saúde: conceitos e propósitos

Tema 2: Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva

Tema 3: Educação em saúde e suas perspectivas teóricas

Tema 4: A formação dos profissionais de saúde no contexto da educação em saúde

Tema 5: Educação em saúde como fonte de promoção da saúde do idosos

Tema 6: Práticas de educação em saúde de enfermeiros na atenção básica

Tema 7: Educação em saúde sob a óptica de Paulo Freire

Tema 8: A educação em saúde: desafios no contexto amazônico

 

  • FORMAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA EM SAÚDE

Ementa: Fundamentação histórica e filosófica do ensino de enfermagem. Reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem. Estudo dos princípios e diretrizes da formação docente em enfermagem. Planejamento, organização e desenvolvimento de atividades de ensino.

Conteúdos abordados:

Tema 1: Pressupostos históricos, filosóficos e sociológicos acerca da pedagogia e da didática.

Tema 2: Ensino e a formação da docência em saúde e de enfermagem.

Tema 3: Saberes docentes e tendências pedagógicas atuais.  

Tema 4: O ensino e perspectivas curriculares contemporâneas.

Tema 5: Estudo sobre o Projeto Pedagógico Curricular do Curso de Graduação vigente

Tema 6: Organização do Sistema de Ensino Brasileiro 

Tema 7:  LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação vigente.

Tema 8:  Competências e o trabalho pedagógico do professor 

Tema 9: Processo avaliativo e suas técnicas aplicadas nas práticas docentes.

Tema 10: A aula como objeto da didática

TEma 11: Planejamento, organização e apresentação de aulas teóricas destinadas aos alunos de  cursos de graduação das ciências de saúde.

 

  • Colóquios (01 crédito, 15 horas) (Trata-se de uma atividade curricular).

Ementa: Por ser específico nos temas, o colóquio se caracteriza como um encontro mais restrito a pesquisadores, estudantes e profissionais envolvidos com o tema. Do que, por exemplo, um congresso ou jornada, que atraem além de envolvidos os interessados ao assunto proposto. A proposta é que a atividade seja realizada uma vez por mês, às sextas-feiras, das 14:00 às 17:00 horas, com presença obrigatória dos mestrandos, com passagem da lista de frequência e pontuada como atividade complementar. Será implementada a atividade “Clube da Revista” realizada no Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração de Serviços de Saúde e Gerenciamento de Enfermagem (GEPAG), onde cada mestrando bolsista fica responsável em acompanhar as edições das revistas de referência na área de Enfermagem e publicizar seus principais artigos nos colóquios.

Conteúdo abordados: Será repassado um calendário trimestral para planejamento prévio.