MESTRADO

Disciplinas Obrigatórias

  • EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO PROFISSIONAL E DOCENTE EM SAÚDE E ENFERMAGEM.  (03 créditos, 45 horas)

Ementa (acesse plano de ensino)

 

  • POLÍTICAS DE SAÚDE E O CUIDADO EM ENFERMAGEM (03 créditos, 45 horas)

 Ementa (acesse o plano de ensino)

 

  • METODOLOGIA DA PESQUISA (03 créditor, 45 horas)

Ementa (acesse o plano de ensino)

 

Disciplinas Eletivas

  • ESTÁGIO DE DOCÊNCIA (02 créditos, 30 horas)

Ementa (acesse o plano de ensino)

 

  • SEMINÁRIO I – PRÉ-QUALIFICAÇÃO (03 créditos, 45 horas)

 Ementa (acesse plano de ensino)

 

  • SEMINÁRIO II – PRÉ-SUSTENTAÇÃO (02 créditos, 30 horas)

Ementa: (acesse o plano de ensino) 

 

  • ESTUDO INDEPENDENTE (02 créditos, 30 horas)

Ementa (acesse o plano de ensino)

 

  • ABORDAGEM QUALITATIVA EM SAÚDE E ENFERMAGEM (02 créditos, 30 horas)

Ementa (acesse o plano de ensino)

 

  • ABORDAGEM QUANTITATIVA EM SAÚDE E ENFERMAGEM (02 créditos, 30 horas)

Ementa (acesse o plano de ensino)

 

  • ASPECTOS HISTÓRICOS DO PROCESSO DE CUIDAR EM ENFERMAGEM (02 créditos, 30 horas)

Ementa (acesse o plano de ensino)

 

  • EPIDEMIOLOGIA E BIOESTATÍSTICA APLICADA À ENFERMAGEM (02 créditos, 30 horas);

Ementa: Medidas de Frequência de Doença; Indicadores de Saúde;  Distribuição das Doenças no Espaço e no Tempo; Transição epidemiológica e demográfica. Contexto epidemiológico das populações da Amazônia e os determinantes sociais de saúde. Delineamento de estudos epidemiológicos. Tipos de desenho de estudo epidemiológico. Análise e interpretação dos dados epidemiológicos. Técnicas de estatística para análise exploratória de dados. Medidas de associação em epidemiologia. 

Conteúdos abordados:

Tema 1: O contexto epidemiológico atual e os determinantes de saúde

Tema 2: Delineamento de estudos epidemiológicos voltados aos diagnósticos situacionais e resolução de problemas.

Tema 3: Análise exploratória de dados

Tema 4: Medidas de associação em epidemiologia

Tema 5:  Construção e utilização de bancos de dados.

 

  • TÓPICOS AVANÇADOS EM EDUCAÇÃO EM SAÚDE (02 créditos; 30 horas)

Ementa (acesse o plano de ensino)

 

  • FORMAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA EM SAÚDE (02 créditos; 30 horas)

Ementa (acesse o plano de ensino)

 

  • Colóquios (01 crédito, 15 horas) (Trata-se de uma atividade curricular).

Ementa: Por ser específico nos temas, o colóquio se caracteriza como um encontro mais restrito a pesquisadores, estudantes e profissionais envolvidos com o tema. Do que, por exemplo, um congresso ou jornada, que atraem além de envolvidos os interessados ao assunto proposto. A proposta é que a atividade seja realizada uma vez por mês, às sextas-feiras, das 14:00 às 17:00 horas, com presença obrigatória dos mestrandos, com passagem da lista de frequência e pontuada como atividade complementar. Será implementada a atividade “Clube da Revista” realizada no Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração de Serviços de Saúde e Gerenciamento de Enfermagem (GEPAG), onde cada mestrando bolsista fica responsável em acompanhar as edições das revistas de referência na área de Enfermagem e publicizar seus principais artigos nos colóquios.

Conteúdo abordados: Será repassado um calendário trimestral para planejamento prévio.