ATENÇÃO! AGENDAMENTOS DAS SALAS DO PROGRAMA


SALA DE PESQUISA - AGENDAMENTOS PARA PRÉ-SUSTENTAÇÃO E QUALIFICAÇÃO FINAL 

  • Consultar agendamento: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
  • Agendamento - OUTUBRO: CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS AGENDAMENTOS

 SALA II - AGENDAMENTO PARA AULAS E ATIVIDADES DOS GRUPOS DE PESQUISA

  • Consultar agendamento: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
  • Agendamento - OUTUBRO: CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS AGENDAMENTOS

  • O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem receberá nos dias 01 a 05 de setembro a Dra. Olga Maria Pimenta Lopes Ribeiro da Escola Superior de Enfermagem do Porto de Portugal

Clique aqui para acessar o currículo

  • No dia 03 de setembro ocorrerá a aula inaugural com a temática " SISTEMA DE ENSINO DE ENFERMAGEM EM PORTUGAL", às 14h no Auditório do Instituto de Ciências da Saúde. 

O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, mestrado acadêmico, do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará (PPGENF/ICS/UFPA) torna públicas as normas do Processo Seletivo para Pessoas Indígenas e Quilombolas (PSIQ) para preenchimento de vagas específicas para indígenas e quilombolas para ingresso no curso de mestrado acadêmico, no ano de 2024, com início previsto para o segundo semestre de 2024, em cumprimento à Resolução no 3.361/2005/CONSEP, que dispõe sobre a Política de Ações Afirmativas da UFPA, e à Resolução no 5.425/2021/CONSEP, que estabelece critérios para a elaboração dos editais de seleção dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu da Universidade Federal do Pará.

Serão ofertadas oito (08) vagas para Pessoas Indígenas e Quilombolas que comprovem o pertencimento étnico. O curso tem duração de 24 meses é ofertado no formato presencial, com disponibilidade semanal mínima 20 horas/semanais.

 

Clique aqui para ter acesso ao edital

PPGENF-UFPA divulga:

No dia 09 de maio de 2024 às 15h, no Google Meet, ocorrerá a 132° Sustentação da dissertação do PPGENF/UFPA com a mestranda Monique Teresa Amoras Nascimento, intitulada: TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA ATENÇÃO À SAÚDE INDIGENA AO POVO PARAKANÃ, sob a orientação da Profa. Dra. Nádile Juliane Nádile Costa de Castro.

A banca examinadora será composta pela Profa. Dra. Andressa Tavares Parente (UFPA), Profa. Dra. Karytta Souza Naka (Estácio) e Profa. Dra. Inara Mariela da Silva Cavalcante (UFPA).

O PPGENF/ICS/UFPA divulga o edital de seleção 2024 do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem com oferta de 25 vagas para candidatos com interesse nas áreas de concentração do programa, com duração de 24 meses, no formato presencial, com disponibilidade semanal de no mínimo 20 horas/semanais.

 

As inscrições ocorrem de 03 de maio à 04 de junho de 2024. As demais etapas do cronograma do edital os interessados devem baixar e fazer a leitura completa do edital.

Clique aqui para acessar o edital

 

Com muito orgulho o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem parabeniza o egresso Me. Cleyton Abreu Martins que recebeu Menção de aplausos e reconhecimento pela Câmara de Vereadores do município de Conceição do Araguaia.

Com muito orgulho o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem parabeniza o egresso Me. Cleyton Abreu Martins que recebeu Menção de aplausos e reconhecimento pela Câmara de Vereadores do município de Conceição do Araguaia.

Artigo publicado na revista internacional BCM Infectious Diseases, em 2023.

 

A pesquisa está vinculada com os projetos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, e tem como autores os egressos Me. Ellen Cristina Correa Pinho, Me. José Jorge da Silva Galvão, os docente permanente Dra. Aline Maria Pereira Cruz Ramos, Dr. Carlos Leonardo Figueiredo Cunha, Dr. Eliã Pinheiro Botelho, Dra. Glenda Roberta Oliveira Naif Ferreira, docente colaboradora Dra. Cintia Yolette Urbano Pauxis Aben‑Athar e participante externo Richardson Augusto Rosendo da Silva.

 

O artigo intitulado "Social and individual vulnerability factors associated with syphilis among populations living on islands in the Brazilian Amazon" teve como objetivo principal estimar a prevalência de anticorpos contra Treponema pallidum e fatores de vulnerabilidade associados entre populações ribeirinhas de uma capital da Amazônia brasileira, por meio de um estudo transversal realizado entre moradores das ilhas periurbanas de Belém, norte do Brasil, no período de agosto de 2020 a janeiro de 2021. Os participantes responderam ao questionário e foram testados para sífilis por meio de teste rápido. Os dados foram analisados ​​por meio de regressão logística múltipla pelo software Minitab versão 20®.

 

As repercussões da epidemia de sífilis diferem de acordo com as populações. Identificar e reconhecer as diferenças e especificidades das populações é fundamental na concepção e implementação de políticas destinadas a assistir os grupos mais vulneráveis ​​à sífilis.

 

A sífilis circula entre as populações tradicionais da Amazônia e está associada a fatores de vulnerabilidade social e individual.

Estaremos em recesso a partir do dia 23/12/2023 e retornaremos com as atividades no dia 08/01/2024.

O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Pará deseja a todos Boas Festas.