Artigo publicado na revista internacional Frontiers, em 2022.

A pesquisa está vinculada com os projetos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, e tem como autores a egressa Me. Thais Lopes do Amaral Uchôa (UFPA), os mestrandos Wanderson Santiago de Azevedo Junior (UFPA) e Valéria Gabriele Caldas Nascimento (UFPA), docentes Dra. Cintia Yolette Urbano Pauxis Aben-Athar (UFPA), Dra. Andressa Tavares Parente (UFPA), Dr. Eliã Pinheiro Botelho (UFPA) e Dra. Glenda Roberta Oliveira Naiff Ferreira (UFPA), docente colaboradora Dra. Eliete da Cunha Araújo (UFPA) e docentes externo Dr. Richardson Augusto Rosendo da Silva (UFRN), Dr.Rubenilson Caldas Valois (UEPA).

O artigo intitulado "Determinants of gestational syphilis among women attending prenatal care programs in the Brazilian Amazon" teve como objetivo principal determinar os fatores associados sífilis gestacional em puérperas que realizaram pré-natal na Amazônia brasileira. Dessa forma, foi realizado um estudo de caso-controle não pareado conduzido em um hospital no brasil. A coleta de dados foi realizada de novembro de 2020 a julho 2021 durante a hospitalização usando um questionário estruturado pré-testado. O critérios para seleção de casos e controle seguiram as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde do Brasil; puérperas com diagnóstico laboratorial baseado em testes treponêmicos e/ou não treponêmicos, sintomáticas de sífilis ou assintomáticas, tratadas ou não tratadas e em programa de pré-natal.

Cento e setenta e sete puérperas foram incluídas no estudo, 59 casos e 118 controles. Dentre todas as participantes, 95,5% (169) foram testadas para sífilis em algum trimestre da gravidez e no parto e 4,5% (8) foram testadas apenas na maternidade, no momento do parto e/ou puerpério. Dessa forma, por meio do estudo foi possível observar que fatores sociodemográficos, programáticos, obstétricos e sexuais estão associados à sífilis gestacional em puérperas.

Os estudos envolvendo participantes humanos foram analisados ​​e aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Pará sob protocolo n◦ 4.134.226.

Este estudo foi financiado pela Universidade Federal do Pará (PAPQ-2022).