O Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPGENF) do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Federal do Pará (UFPA) vem a partir desta nota de repúdio, mostrar o apoio a cada bolsistas do país frente ao corte financeiro imposto ao Ministério da Educação e às suas autarquias, como a  Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Essa ação atinge diretamente os bolsistas de Pós-graduação do país, especialmente quinze bolsistas do Programa, afetando a sua subsistência e suas atividades de pesquisa, pois em muitos constitui  o principal sustento da pesquisa no país, que atuam de forma exclusiva em programas de pós-graduação. Além do mais, ataca diretamente a capacidade dos programas com a pesquisa. Esse resultado é o agravo do cataclismo governamental junto às esferas do Governo, que nos seus quatro anos atingiu de todas as formas a Educação, Ciência e a Pesquisa no país.

Assim, neste momento se perdeu a total capacidade de honrar com os seus  compromissos junto aos bolsistas, provocando inúmeros malefícios para a execução de suas atividades e a ciência brasileira, pois o país teve inúmeras prioridades do seu orçamento. A ciência e a pesquisa nunca foi prioridade do governo.

Portanto, o PPGENF/ICS/UFPA se solidariza com os alunos bolsistas e repudia veementemente o corte orçamentário governamental sobre o orçamento do Ministério da Educação e CAPES. Reconhecemos a importância de todos os nossos alunos que visam o progresso não somente científico nacional, mas principalmente da região amazônica brasileira que tanto carece. É vergonhoso e cruel a atitude do Governo Federal sob gestão do atual presidente do Brasil.

Atenciosamente,

Coordenação PPGENF/ICS/UFPA.