• LINHA DE PESQUISA POLÍTICAS DE SAÚDE E O CUIDADO DE ENFERMAGEM AMAZÔNICO

1 - A violência no contexto da saúde da população amazônida.  

Descrição: Desenvolve estudos sobre aspectos sociais, culturais, epidemiológicos e econômicos da violência física, psicológica, sexual, moral e patrimonial contra mulheres e indivíduos em outras fases do ciclo vital, no contexto da saúde da população amazônida.

Coordenação: VERA LUCIA DE AZEVEDO LIMA.

Colaboradores: VERA LUCIA DE AZEVEDO LIMA; SILVIO EDER DIAS DA SILVA.

 

2 - Envelhecimento Ativo – promoção da saúde e prevenção de incapacidades funcionais e cognitivas Descrição: Estuda o impacto das quedas no envelhecimento ativo de idosos, em diferentes contextos da atenção básica de saúde, hospitais e instituições de longa permanência. Trata-se de estudo multicêntrico, em desenvolvimento nos municípios de Florianópolis, Cuiabá e Belém. Esse macroprojeto é composto por outros cinco subprojetos, liderados pelos pesquisadores envolvidos, com vistas a desenvolver e implementar um marcador capaz de detectar o evento quedas, estratégias de reabilitação física e intervenções educativas. PROCAD/CAPES proc nº 2967/2014 (2015-2020)

Coordenação: MARILIA DE FATIMA VIEIRA DE OLIVEIRA.

Colaboradores: ELIETE DA CUNHA ARAUJO; LUCIA HISAKO TAKASE GONÇALVES; SANDRA HELENA ISSE POLARO.

 

3 - Práticas e saberes no cuidado de enfermagem e em saúde aos portadores de condições crônicas e doenças reemergentes e negligenciadas na Amazônia.  

Descrição: Estuda aspectos epidemiológicos, cuidativos, qualidade de vida, saberes e práticas de familiares e portadores de condições crônicas e de doenças reemergentes e negligenciadas no contexto da Amazônia brasileira.

Coordenação: SILVIO EDER DIAS DA SILVA.

Colaboradores: GLENDA ROBERTA OLIVEIRA NAIFF FERREIRA; LUCIA HISAKO TAKASE GONCALVES; VERA LUCIA DE AZEVEDO LIMA; MARY ELIZABETH DE SANTANA.

 

4 - IST/AIDS no contexto amazônico: análise geoespacial, rastreio e intervenções cuidativas em saúde.  

Descrição: Desenvolver estudos de análise espacial para as IST/aids e de intervenções tecnológicas cuidativas em saúde e enfermagem. Espera-se contribuir com a diminuição das IST/aids na Amazônia e subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas com foco na prevenção, diagnóstico e tratamento precoces. Projeto financiado pelo Programa Nacional de Cooperação Acadêmica 2018 – PROCAD-AM/CAPES - Edital Nº 021/2018.

Coordenação: ELIA PINHEIRO BOTELHO.

Colaboradores: ALINE MARIA PEREIRA CRUZ RAMOS; CARLOS LEONARDO FIGUEIREDO CUNHA; ELIETE DA CUNHA ARAUJO; GLENDA ROBERTA OLIVEIRA NAIFF FERREIRA; LUCIA HISAKO TAKASE GONCALVES; SANDRA HELENA ISSE POLARO; VERA LUCIA DE AZEVEDO LIMA; MARY ELIZABETH DE SANTANA; CINTIA YOLETTE URBANO PAUXIS ABEN ATHAR VALENTIM.

 

5 - A COVID-19 e seus impactos nas mais diversas esferas da sociedade

Descrição: estuda o impacto da pandemia da covid-19 no setor da saúde, ensino e na sociedade civil. Engloba dois projetos multicêntricos financiados pelo CNPq (efeitos e consequências da pandemia da covid-19 entre profissionais de saúde; e avaliação do cuidado de enfermagem a pacientes com covid-19 em hospitais universitários brasileiros).

Coordenação: CARLOS LEONARDO FIGUEIREDO CUNHA.

Colaboradores: ALINE MARIA PEREIRA CRUZ RAMOS; ELIA PINHEIRO BOTELHO; JOUHANNA DO CARMO MENEGAZ; VERA LUCIA DE AZEVEDO LIMA; MARY ELIZABETH DE SANTANA.

 

6 - Envelhecimento ativo, condições associadas ao processo de envelhecimento e fatores associados à saúde mental e física. 

Descrição: Desenvolve estudos epidemiológicos que subsidiam a avaliação do processo de envelhecimento, condições e fatores associados em distintos espaços, com a finalidade de conhecer a população idosa reconhecendo medidas, indicadores e ações em saúde, além dos atores da assistência, como a enfermagem, cuidadores e acompanhantes, contribuindo com políticas públicas no contexto da saúde da população amazônida.

Coordenação: FABIANNE DE JESUS DIAS DE SOUSA.

Colaboradores: ALINE MARIA CRUZ RAMOS; CINTIA YOLETTE URBANO ABEN-ATHAR VALENTIM.

 

7 - A Enfermagem e o cuidado em saúde da mulher, da criança e do adolescente

Descrição: Desenvolve estudos sobre a saúde da mulher, da criança e do adolescente no contexto amazônico, nacional e internacional. Engloba a família, grupos com vulnerabilidade social, e as mais diversas populações tradicionais (indígenas, quilombolas e ribeirinhos) em relação ao cuidado de enfermagem e o processo saúde-doença no campo da promoção, prevenção, agravos e reabilitação.

Coordenação: DIEGO PEREIRA RODRIGUES.

Colaboradores: ANDRESSA TAVARES PARENTE; NÁDILE JULIANE COSTA DE CASTRO; CARLOS LEONARDO FIGUEIREDO CUNHA; SÍLVIO ÉDER DIAS DA SILVA; MARY ELIZABETH DE SANTANA.

 

  • LINHA DE PESQUISA EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E GESTÃO PARA A PRÁXIS DO CUIDADO EM SAÚDE E ENFERMAGEM NO CONTEXTO AMAZÔNICO

1 - Educação formação e gestão no cuidado da enfermagem em saúde

Descrição: Investigação da educação na saúde, educação continuada, educação permanente, formação profissional, formação docente e gestão do cuidado nos serviços de saúde e instituições educacionais.

Coordenação: JOUHANNA DO CARMO MENEGAZ.

Colaboradores: ALINE MARIA PEREIRA CRUZ RAMOS; DIRCE NASCIMENTO PINHEIRO; MARILIA DE FATIMA VIEIRA DE OLIVEIRA; MARY ELIZABETH DE SANTANA; NADILE JULIANE CASTRO.

 

2 - Processo saúde-doença e o cuidado dos ribeirinhos e comunidades tradicionais amazônidas

Descrição: Desenvolve estudos sobre o processo saúde-doença e o cuidado de enfermagem na atenção básica de saúde com foco na população de ribeirinhos e comunidades tradicionais (quilombola, indígenas, etc.) Amazônidas.

Coordenação: SANDRA HELENA ISSE POLARO.

Colaboradores: LUCIA HISAKO TAKASE GONCALVES; SILVIO EDER DIAS DA SILVA; NÁDILE JULIANE COSTA DE CASTRO.

 

3 - Gestão dos serviços e dos sistemas na Amazônia: atuação do enfermeiro na educação, cuidado e gestão

Descrição: Desenvolve estudos, principalmente no contexto amazônico, sobre os aspectos epidemiológicos, culturais, sociodemográficos, financeiros de organização das redes e de acesso aos serviços de saúde e de enfermagem em todos os níveis de atenção à saúde, considerando a relação da formação do enfermeiro para o cuidado, gerência e gestão dos sistemas de saúde. Agrega projeto multicêntrico "PRÁTICAS DE ENFERMAGEM NO CONTEXTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (APS): ESTUDO NACIONAL DE MÉTODOS MISTOS", com financiamento do COFEN - Convênio de Cooperação 001/2020 COFEN – UnB.

Coordenação: GLENDA ROBERTA OLIVEIRA NAIFF FERREIRA.

Colaboradores: CARLOS LEONARDO FIGUEIREDO CUNHA; JOUHANNA DO CARMO MENEGAZ; SILVIO EDER DIAS DA SILVA; VERA LUCIA DE AZEVEDO LIMA.

 

4 - A atenção básica no estado do Pará: aspectos estruturais e gerenciais Descrição: Estuda o desenvolvimento da Atenção Básica no estado do Pará, com foco no processo de gestão; na estrutura das Unidades Básicas de Saúde (UBS); no perfil dos vínculos de trabalho dos profissionais e no processo de trabalho das equipes de saúde da família; nas ações de Educação Permanente em Saúde, nas políticas e nos programas de promoção de saúde. Agrega projeto multicêntrico com financiamento pelo Conselho Federal de Enfermagem. Título do projeto: PRÁTICAS DE ENFERMAGEM NO CONTEXTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (APS): ESTUDO NACIONAL DE MÉTODOS MISTOS. Convênio de Cooperação 001/2020 COFEN – UnB.

Coordenação: GLENDA ROBERTA OLIVEIRA NAIFF FERREIRA.

Colaboradores: CARLOS LEONARDO FIGUEIREDO CUNHA; ELIA PINHEIRO BOTELHO; JOUHANNA DO CARMO MENEGAZ.